maioquando-realizar-cirurgia-endoscopica

Cirurgia Nasal Endoscópica

Quando é indicada a cirurgia ?

A otorrinolaringologia hoje utiliza a vídeo-cirurgia nos seus mais diversos campos. A rinologia é uma das mais avançadas áreas,onde a endoscópia nasossinusal mudou a prática cirúrgica. Aplicando-se rotineiramente nas diversas patologias: obstrutivas, doenças inflamatórias, tumores, doenças relacionadas à órbita, epistaxes (sangramento ), corpos estranhos, biópsias, entre outras. A vídeo-cirurgia trouxe grandes vantagens às diversas especialidades. A visão endoscópica trouxe não só a maximização da imagem, que se obtém com o microscópio, mas a dinâmica e angulações do endoscópio revolucionaram os diversos procedimentos cirúrgicos na otorrinolaringologia.

Como é realizada a cirurgia ?

O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia geral, e utilizamos uma ótica acoplada a um sistema de imagem ( câmera ), tendo acesso assim a toda cavidade nasal. Não é necessário realizar cortes ou dar pontos.

Muitas vezes associamos este procedimento a Septoplastia e/ou Turbinectomia.

Cuidados pós operatórios

Recomenda-se repouso por 1 semana

Muito importante seguir as orientações médicas e a prescrição, e entrar em contato com a equipe cirúrgica caso tenham dúvidas.