top of page

Desenvolvimento da Linguagem

O adequado desenvolvimento da linguagem favorecerá o desempenho cognitivo e social da criança. Ouvir é fundamental para a linguarem, para a fala e para o desempenho escolar.

Acompanhe o desenvolvimento de sua criança, veja se está de acordo com as orientações abaixo:




4 meses: Esperado que a criança balbucie ou "cante" o som de uma vogal; Vire-se para ouvir e vocaliza quando você fica quieto; Reconhece o som da voz dos pais.


7 meses: Esperado que a criança Ri alto, olhe em direção quando ouve, balbucie independentemente, usando principalmente vogais.


10 meses: Esperado que a criança Imita sons ( baba, dada ); Entenda palavras simples ( não, sim ); Localize bem rápido os sons para os lados, para baixo, e para cima; Vire a cabeça em direção à voz familiar


14 meses: Esperado que a criança localize sons em todas as direções; Reconheça o nome; Atenda a ordens simples (para, me dá, vem aqui); Emita algumas palavras com significado; Compreenda muito bem palavras simples.


16 meses: Esperado que a criança fale as primeiras palavras, além de mamá e papá ( ex: papato, água )


18 meses: Esperado que a criança seja capaz de identificar objetos em figuras ( Cão, xícara, bebê ); Vocabulário com múltiplas palavras ( 4-5 )


2 anos: Esperado que a criança fale várias frases com 2 palavras; Comece a usar o sujeito e o verbo; Vocabulário com 30-60 palavras


2 anos e meio: Esperado que a criança use "eu" e "você" ( porém pode trocar o sentido ); O vocabulário pode aumentar para 500 a 1000 palavras.


É importante lembrar que o desenvolvimento da linguagem é individual e específico. Essas orientações são apenas referências para acompanhar o desenvolvimento de sua criança.

Em caso de orientações ou dúvidas, procure orientação médica

Fonte: Godinho R., Sih T.



11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page