• Clinica Santa Catharina

Recursos Terapêuticos na Fonoaudiologia Clínica: Ultrassom Terapêutico

A principal função do Ultrassom terapêutico é acelerar o processo de recuperação do paciente submetido à fonoterapia, trabalhando a musculatura em conjunto com os exercícios fonoaudiológicos.


Sua utilização auxilia no tratamento de pacientes que necessitam de relaxamento muscular, reduzindo edema local e liberando substâncias endógenas que podem ajudar a controlar a dor aguda e crônica.

É um excelente recurso terapêutico usado na reabilitação de alterações vocais de profissionais da voz como cantores, professores, locutores, entre outros. Pode também ser utilizado como ferramenta de aprimoramento vocal.


Seu uso, associado à outras técnicas fonoaudiológicas oferece benefícios tais quais analgesia, drenagem através da microcirculação, relaxamento da musculatura cervical, melhor performance na função muscular, favorecendo o ajuste fonatório, adequação da musculatura articulatória, projeção vocal, estabilidade e flexibilidade vocal, nutrição e regeneração tecidual após uso contínuo da voz, equilíbrio da musculatura intrínseca e extrínseca da laringe.


O uso do ultrassom terapêutico é utilizado como coadjuvante em fonoterapia nos casos de disfagia (dificuldade de deglutição), disfonias ( rouquidão ), aperfeiçoamento vocal de profissionais da voz, disfunção temporo-mandibular, treinamento muscular de músicos, ronco, apnéia do sono, alterações miofuncionais orofaciais.

Agende sua consulta




53 visualizações0 comentário