A fonoaudiologia é a área da saúde que visa tratar os processos da comunicação humana, como a fala, tais como: gagueira e troca de palavras. Mas também se encarrega de abordar outras áreas relacionadas à boca e à garganta, como por exemplo dificuldades em deglutição e sucção.
A QUEM O FONOAUDIÓLOGO PODE AUXILIAR?
O fonoaudiólogo pode atuar no decorrer das etapas de vida:
Bebê: dificuldade de pega e sucção durante a amamentação e no acompanhamento do desenvolvimento da linguagem.
Criança: alterações relacionadas à motricidade oral e no tratamento ortodôntico, alterações vocais e alteração na aquisição e no desenvolvimento da linguagem oral (fala) e escrita
Adulto: Alterações da voz,audição ou perdas auditivas, alterações na fala, idosos com dificuldade em deglutição, mastigação e sucção. Ronco e estética facial. Mães com dificuldade de amamentar;

O Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) reconhece 12 áreas de atuação na Fonoaudiologia,descritas na lista abaixo:
1. Audiologia Atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, desde terapias até à adaptação de aparelhos auditivos, para aqueles que perderam parcialmente a audição.
2. Linguagem Trabalha com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação desde a infância à vida adulta.
3. Motricidade Trabalha na habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, visando melhores condições de vida e de comunicação do paciente.
4. Saúde Coletiva Fazendo parte de grupos de estudos e reflexões sobre políticas públicas no sistema de saúde no Brasil.
5. Voz Atua na avaliação, diagnóstico e reabilitação de distúrbios vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz, o canto, por exemplo. Também poderá atuar com a prevenção de patologias vocais, consultoria (coaching vocal) e condicionamento vocal.
6. Disfagia Avaliação e diagnóstico de distúrbios da deglutição, para habilitar e/ou reabilitar o paciente.
7. Fonoaudiologia Educacional Promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz que favoreçam e otimizem o processo de ensino e aprendizagem.
8. Gerontologia Atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.
9. Fonoaudiologia Neurofuncional Avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonaudiológica de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas de lesões do sistema nervoso central ou periférico.
10. Fonoaudiologia do Trabalho Participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.
11. Neuropsicologia Preevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
12. Fluência Identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência, poderão tratar, por exemplo, pessoas com gagueira.
Fonte: Crefono4


Comments