Perdas-auditivas-na-criança.jpg

Timpanotomia com ou sem tubo de ventilação

Como é realizada a cirurgia ?

A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral com auxílio de um microscópio cirúrgico e dura cerca de 40 minutos.

Podemos realizar a Timpanotomia com ou sem tubo de ventilação. Utilizamos o tubo de ventilação quando há necessidade de ventilar a orelha média.

Os tubos de ventilação é um pequeno tubo “carretel” que fica ancorado na membrana timpânica, constituído de silicone ou teflon podem ser de curta, média e longa duração. O tipo de Tubo de ventilação depende do quadro clínico do paciente, e é uma escolha feita pelo médico junto com a família.

A Timpanotomia pode realizar-se isoladamente ou associar-se a outros procedimentos cirúrgicos, mais frequentemente à  adenoidectomia ou adenoamigdalectomia.

Quais as indicações do procedimento cirurgico ?

  • Otite média serosa, otite médica secretora (acúmulo de secreção ou ouvido médio, atrás do tímpano): Quadros que pode acontecer em todas as idades. Além de causar perda auditiva e poder prejudicar o desenvolvimento das crianças, pode causar também zumbido, tonteira e alteração do equilíbrio.

  • Otites de repetição: Crianças e adultos com quadros de dor de ouvido recorrentes, com uso de antibiótico várias vezes ao ano.

  • Disfunção da tuba auditiva: o bom funcionamento da tuba auditiva (que liga o ouvido médio ao fundo do nariz) é fundamental para a saúde do ouvido médio. Ela também ajuda em mudanças de pressão ambiente,  como em viagens aéreas, mergulhos e descidas de serras e montanhas. Pessoas que apresentam dor com frequência em viagens de avião normalmente podem se beneficiar dos tubos de ventilação.

 

Cuidados pós operatórios

Proteger o ouvido da água. 

Muito importante seguir as orientações médicas e a prescrição, e entrar em contato com a equipe cirúrgica caso tenham dúvidas.