top of page

Coronavírus e Rinite

Atualizado: 22 de jul. de 2020

Muitos pacientes têm nos perguntado se Rinite é fator de risco para o novo coronavírus (Covid-19). Desde o início da pandemia temos o conhecimento de que dentre os fatores de risco encontram-se os pacientes com doenças crônicas. Porém apesar de ser uma doença crônica, a Rinite Alérgica não está no quadro de doenças relatadas como fator de risco pela OMS.

Dentre as doenças crônicas divulgadas como fator de risco para Covid-19, as mais prevalentes são: Hipertensão Arterial (vale sempre a lembrança que de a Hipertensão arterial mesmo controlada é fator de risco ), Diabetes, Doenças cardíacas e Doenças pulmonares, como a Asma por exemplo.

Além destas doenças crônicas, importante ressaltar que maiores de 60 anos, obesidade e imunodeficiências também entram no grupo de risco para Covid-19.

Vale lembrar que nesta época do ano (Inverno), é mais comum a circulação de vírus respiratórios e também é a época de exacerbação de crises alérgicas. Portanto é muito importante aos pacientes com Rinite Alérgica que mantenham as medidas preventivas de controle ambiental, lavagem nasal com solução salina ( soro fisiológico ), e manutenção do tratamento farmacológico quando recomendado por um médico.


Cuidados ambientais para Rinite Alérgica


Entre os cuidados ambientais os mais importantes segundo a ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) destacam-se deixar os ambientes bem arejados, abrindo janelas e portas quando possível, limpeza dos pisos da casa com água e sabão, trocar roupas de cama, toalhas e pijamas no mínimo 1 vez por semana, evitar carpetes e cortinas, evitar uso de vassouras e de ventiladores.




19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2 Post
bottom of page