A cirurgia para remoção de adenóide chama-se Adenoidectomia
INDICAÇÕES PARA ADENOIDECTOMIA
a) Sinusite recorrente/crônica:
Para pacientes com sinusite recorrente ou crônica: Se o paciente apresenta obstrução nasal moderada ou severa devido a aumento de tonsila faríngea (Adenóide), deve-se considerar a cirurgia, que poderia melhorar o fluxo nasal e a drenagem de secreções. Deve-se investigar presença de rinopatia, visto que pode haver concomitância de sinusopatia alérgica/irritativa.
b) Otites Médias:
Estudos demonstraram que adenoidectomia, principalmente se for associada à colocação de tubo de ventilação, em pacientes com aumento do volume das tonsilas faríngeas (Adenóide), foi eficiente em diminuir o número de episódios de otite média aguda recorrente.
c) Outras:
−Obstrução respiratória em pacientes com tonsilas palatinas (amígdalas) de tamanho nitidamente reduzido.
− Suspeita de neoplasia.
A cirurgia da adenóide e o sistema imunológico
A remoção da adenoide não compromete a imunidade do paciente: ocorre uma redução dos níveis séricos de IgG e IgA após um mês de pós-operatório, com recuperação desses níveis 3 meses depois o procedimento.
Como avaliar o tamanho da adenóide ?
Para avaliar o tamanho da adenóide, o melhor exame, padrão-ouro é a videoendoscopia nasal, também conhecida como videonasofibroscopia. A obstrução do cavum pode ser classificada de acordo com o grau de percentagem de ocupação do cavum pelo tecido adenoideano, variando de 0 – 100%.
Agende sua consulta !
Comentários